Desde o século XV que existem lares, anteriormente designados de asilos. Desde os anos 50/60 que a palavra “lares” é associada ao conjunto das respostas residenciais para pessoas idosas ou outras que, por diversas razões independentemente da idade, possam necessitar de assistência.

A presente legislação integra estas respostas, sob uma designação legal comum, “estruturas residenciais para pessoas idosas”.

                                  Centro de Dia

 

Potencializa um conjunto de acções destinadas a promover a convivência,

participação e integração dos indivíduos na vida social.

 

Caracterização

O Centro de Dia é uma resposta social, que contribui para a valorização pessoal, partilha de conhecimentos e experiências pessoais, proporcionando ainda durante o dia a resolução de necessidades básicas pessoais, terapêuticas e sócio-culturais às pessoas afectadas por diferentes graus de dependência, contribuindo para a manutenção da pessoa no seu meio familiar.

Objectivos

  • Melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas e possibilitar a manutenção dos seus utentes, nos seus próprios domicílios e famílias.

 

  • Prestar cuidados individualizados e personalizados, ao nível da satisfação das necessidades básicas, e apoio psico-social aos utentes, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar.

 

  • Fomentar as relações interpessoais com os outros grupos etários, a fim de evitar o isolamento.

  • Facilitar a aquisição de novos conhecimentos, que respeitem as preferências e gostos pessoais dos idosos.

Capacidade para 25 utentes

                                 

                                  Lar de Idosos

 

 

A quem se destinam?

Pessoas idosas com 65 ou mais anos
 

Os lares destinam-se à habitação temporária ou permanente, de pessoas com 65 ou mais anos, que por razões familiares, dependência, isolamento, solidão ou insegurança, não possam permanecer na sua residência, podendo também destinar-se a pessoas adultas de idade inferior a 65 anos, desde que em situações de excepção devidamente justificadas.

Que serviços prestam?

Alimentação | Cuidados de Higiene e Apresentação | Tratamento de Roupa |  Animação e Ocupação |

Cuidados de Saúde | Apoio nas Actividades Diárias



Os lares prestam um conjunto de actividades e serviços, designadamente alimentação adequada às necessidades dos residentes, cuidados de higiene pessoal, tratamento de roupa, higiene dos espaços, actividades de animação sociocultural, lúdico-recreativas e ocupacionais, apoio no desempenho das actividades da vida diária, cuidados de enfermagem, bem como o acesso a cuidados de saúde e administração de fármacos, quando prescritos.

​​​​​​Capacidade para 50 utentes

 

 

                       Serviço de Apoio ao Domicílio

 

O Serviço de Apoio Domiciliário consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados, no domicílio, a pessoas em situação de dependência. 

 

Destina-se a idosos que, por diversos motivos, não possam assegurar a satisfação das suas necessidades básicas.

Através do apoio domiciliário, os idosos podem receber serviços personalizados e individualizados no seu domicílio. Caracteriza-se também, por uma oferta diversificada no que respeita ao horário e ao tipo de serviços prestado.

Objectivos

  • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias;

  • Prevenir situações de dependência e promover a autonomia contribuindo, assim, para retardar ou evitar a institucionalização;

  • Prestar cuidados de ordem física e apoio psico-social aos utentes e famílias, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar;

  • Apoiar os utentes e famílias na satisfação das necessidades básicas e actividades da vida diária;

  • Colaborar ou assegurar o acesso à prestação de cuidados de saúde;

  • Criar condições que permitam preservar e incentivar as relações familiares.

Capacidade para 25 utentes

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now